25 dezembro 2011

Struffoli

Na noite esqueci de comer. É tradição desde que me conheço por gente o "strufulis" - struffoli italiano  -que é preparado no Brasil pela minha família materna desde a minha bisavó napolitana. Pelo que sei traz boa-sorte para o resto do ano, mas independentemente disso, é muito gostoso, embora o trabalho que de para o preparo. Diz a lenda que minha avó deixava de molho em uma lata desde um mês antes para que a massa absorvesse totalmente o mel, coisa que minha mãe não mais se antecede tanto. Com medo de não receber as gaças, e ainda a tempo, ela foi me levar no trabalho (foto).

Com medo de perder a tradição fui atrás de uma receita para mante-la e encontrei aqui em: Struffoli o Cicerchiata..
Reproduzo:


Ingredientes:Masa:
500 gr harina 0000
5 huevos enteros
10 gr de grasa de cerdo
sal
Condimento:
300 cc de miel o vinocotto
100 gr de azucar
100 gr de almendras peladas, tostadas y picadas en trozos
50 gr de grana colorada y confites plateados
Procedimiento:Amasar los struffoli y dejar eposar. Cortarlos como si fuesen ñoquis y freirlos en abundante aceite común. Hervir la miel o vino coto con el azúcar, una vez reducida la mitad, agr los Struffoli. Cocinar unos minutos mezclando hasta que cada masita frita quede laminada con la miel o vinocotto.
Una vez listos, verterlos en una fuente y darle una forma de piramide, decorar con la granas y, almendras picadas

Um comentário:

Graça Freda Reis disse...

Isto remete a um sabor de minha infância !! Lembro do ritual em minha casa para fazer os tais ... E depois era rápido para comer.Acabava logo. Dava um trabalho infernal e todo mundo comia até terminar... Acho que só eu da parte materna não aprendi a fazer. Agora é tarde !!!!!