24 novembro 2012

Requentando - Travessia

Há um ano eu desistia do Diário da MOrsa, que por sua vez já era filho do blog original do Camafunga, este ativo há quase uma década. Mais do que apagar o personagem fechei o acesso a tudo que fora por anos publicado. A Morsa voltou para o mar e o material está na geladeira dos meus arquivos.  Sexta-feira, enquanto entrevistado pelo Álvaro no programa Olhares da RadioCom, percebi num comentário próprio, que além de não reler o que escrevia, talvez nem lembrasse do que já fora publicado. Não que eu vá mudar um hábito de hiperativo que só vê à frente,  mas, pensei melhor em quem sabe recuperar alguns dos textos. Há uma distância, entre aquele que se chamava por bicho ao que agora assina o nome.  Então,  há um jeito, tentar reinventar o pensamento ou republicar alguma destas histórias mudando um tempero. É neste sentido que crio mais uma possibilidade neste diário: o  Requentando,  e para dar início trago uma crônica de setembro de 2011.

Travessia


Olhar para os lados, ambos os lados!
Pensei que tivesse entendido, mas as experiências  passam e as lições não se completam. 

Minha avó calma, mas ainda titubeante, tentava dar métrica a decisão do melhor momento. Atravessar ou esperar? Complexa é a divisão do tempo. Como compreender entre ficar parado ou correr o risco de cruzar de uma vez e rápido? Carros, seres com vida incorporada, eram mais céleres e traiçoeiros, porque então eu,  pequeno e nada máquina,  teria  que usar os freios?Tempo, outra vez o tempo, até que ritmo, visão e momento se associassem  para poder  deixar de lado as trêmulas mãos de Parkinson. Deste antes, só queríamos chegar ao outro lado. Ela pela cautela, eu pela ansiedade - opostas, mas semelhantes dificuldades.

Um problema, que não tem a ver com a chance de escorregar em pedra lisa ou o de ser atropelado, algo diferente e distante mas que remete a mesma identidade. Travessia.

Tudo parece árduo, obscuro e complicado, mas é simples, e  novamente, só preciso  chegar ao outro lado. Nem tanto, dias se passam e fixado os olhos, permaneço parado.

Há uma questão sem resposta. Crescem as imagens distorcidas de monstros não bem caracterizados. Seriam seres loucos, maus e desatinados?
Tremo porque não respeitam minhas pernas, e suspiro  pela saudade da tal senhora e de  suas mãos - que não existem mais em forma; até reencontrar a lição do tempo:

Calma,  meu filho, calma... é só olhar para ambos os lados.

Nenhum comentário: