15 abril 2012

Dieta

Imagem do Velhote Sacudido
Nem bem dei cabo a primeira leva de chocolates da semana passada, precisei organizar espaço digestivo para as comilanças do fim-de-semana.

Churrasco de fogo-de-chão, dependendo do ângulo, é até bonito, embora, na minha urbanidade preferiria não ter visto aqueles bichos quase inteiros pingando gordura, espetados.  Me fiz de gaúcho e saudável e ingeri o que foi servido, mesmo sabendo que depois seria preciso um litro de detergente para limpar o trato gástrico.

Matheus ganhou entre 400 possibilidades - estando em difícil, necessária e rígida dieta, e por apenas um número comprado -  uma cesta de Páscoa gigante. Preocupado, tratei de ajuda-lo na perigosa tarefa de pulverizar as calorias entre os demais  membros da casa e, se possível, os vizinhos; mas eramos poucos, e nesta conta energética negativa coube-me bem mais do que o razoável.

A mãe liga cedo com um convite para uma macarronada de domingo, isso não é comum, e fico constrangido em nega-lo. Não sei se estou preparado, até porque em nossa receita familiar italiana acompanham "brajolas" - carne enrolada com toucinho e tempero verde cozida por horas em um molho de tomate bem temperado...

A tarde por falta de opção deve rolar algum piquenique, o último foi com duzias de pão de queijo e coca-cola, ai só no chimarrão não basta e mais tarde um chá -com bolo- para desmanchar a graxa saturada. Saturado? Nem tanto, porque é comum acabar a semana com um lanche na rua, afinal, o tempo esta propício, ou qualquer outra desculpa que possa ser dada.

Um comentário:

Maria da Graça Reis disse...

Me deu saudade daquela macarronada com as "brajolas" da Vó Cecy e da minha mãe. Há quanto tempo eu não como,pois a "guria" aqui nunca foi muito de cozinhar e fazer aquelas "brajolas" tem que ter uma paciência de Jó pois tudo começa na véspera... eu não tenho "saco" para esse ritual todo. Mas que me deu água na boca, ai isso deu ...